Simulador de navegação

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Primeiras impressões

Sábado 25 de julho de 2009. Neste dia fiz o primeiro passeio com o Adimu 3 e percebi pontos bons e maus do barco.
O transporte no reboque não foi difícil, o peso está bem distribuído no reboque, a estrada esta boa e o carro 1.6 tem força. A manobra na garagem também foi fácil.
O primeiro problema foi passar o barco embaixo de uma mini ponte no local onde o barco iria descer na praia. Bastou desconectar o reboque e puxar na mão por baixo da ponte.
O segundo problema foi mais questão de prática. Montar o Adimu 3 levou uma hora e o mastro só pode ser colocado quando duas pessoas trabalham em conjunto. Cuidado especial para não inclinar o mastro pros lados.
O terceiro e maior problema até o momento foi atolar o reboque na areia. O conjunto deve pesar uns 350 quilos e até em areia mais dura atolou. Precisei de 4 pessoas e tabuas para colocar o barco (e retirar) na água.
Finalmente na água encontrei a orca. O barco anda rápido com pouco vento e a reação do leme torna a navegação bem sensível. Bastou entrar umas rajadas de vento mais forte que o Adimu 3 começou a inclinar muito. Depois da terceira quase capotada (chegou a tocar a vela na água) eu tirei a buja e fiquei só com a mestra. Eu tinha a ajuda de mais um tripulante , sem ele com certeza eu teria virado. Depois chegou a ora de usar o motor para voltar para a praia. Verifiquei que o suporte de motor é fraco para aguentar a trepidação e os parafusos afrouxaram , felizmente precisei de uns 5 minutos, caso contrário provavelmente o suporte e o motor teriam caído na água.
Resumindo o barco é uma tartaruga na terra e uma orca na água.
Preciso de mais tempo para me acostumar aos comandos e reações do Adimu Agso 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário